sexta-feira, 16 de março de 2012

Oração de Completas [Sexta-feira]


Liturgia das Horas
Oração de Completas

Invocação inicial

Deus, vinde em nosso auxílio. (Faz-se o sinal da cruz.)
Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Ámen. 


Neste momento será oportuno fazer o exame de consciência ou revisão do dia. Depois de algum silêncio dizemos:

Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos,

que pequei muitas vezes
por pensamentos e palavras,
actos e omissões,
por minha culpa, (Bate-se com a mão direita no peito.)
minha tão grande culpa.
E peço à Virgem Maria,
aos Anjos e Santos
e a vós, irmãos,
que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.

Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, 


perdoe os nossos pecados e nos conduza
à vida eterna.
Ámen.

Hino

Se me envolve a noite escura
E caminho sobre abismos de amargura,
Nada temo porque a Luz está comigo.

Se me colhe a tempestade
E Jesus vai a dormir na minha barca,
Nada temo porque a Paz está comigo.

Se me perco no deserto
E de sede me consumo e desfaleço,
Nada temo porque a Fonte está comigo.

Se os descrentes me insultarem
E se os ímpios mortalmente me odiarem,
Nada temo porque a Vida está comigo.

Se os amigos me deixarem
Em caminhos de miséria e orfandade,
Nada temo porque o Pai está comigo.

Se me envolve a noite escura
E caminho sobre abismos de amargura,
Nada temo porque a Luz está comigo.


Ant.
Dia e noite clamo na vossa presença, Senhor.

Salmo 88 (87)
A oração dum homem gravemente enfermo 

Senhor Deus, meu Salvador, *
 dia e noite clamo na vossa presença.
Chegue até Vós a minha oração, *
 inclinai o ouvido ao meu clamor.

A minha alma está saturada de sofrimento, *
 a minha vida chegou às portas da morte.
Sou contado entre os que descem à sepultura, *
 sou um homem já sem foças.

Estou abandonado entre os mortos, *
 como os caídos que jazem no sepulcro,
de quem já não Vos lembrais *
 e que foram sacudidos da vossa mão.

Lançastes-me na cova mais profunda, *
 nas trevas do abismo.
Pesa sobre mim a vossa ira, *
 todas as vossas ondas caíram sobre mim.

Afastastes de mim os meus conhecidos, *
 fizestes-me para eles objecto de horror.
Estou preso e não posso libertar-me, *
 meus olhos se apagaram de tanto sofrer.

Clamo a Vós, Senhor, todo o dia, *
 estendo para Vós as minhas mãos.
Fareis Vós maravilhas pelos mortos? *
 Irão levantar-se os defuntos para Vos louvar?

Haverá no sepulcro quem fale da vossa bondade, *
 ou da vossa fidelidade no reino dos mortos?
Serão conhecidas nas trevas as vossas maravilhas, *
 na terra do esquecimento a vossa justiça?

Eu, porém, clamo por Vós, Senhor, *
 de manhã, a minha oração sobe à vossa presença.
Porque então me afastais de Vós, Senhor, *
 porque escondeis de mim o vosso rosto?

Infeliz de mim que agonizo desde a infância, *
 já não posso mais suportar os vossos castigos.
Sobre mim passou a vossa ira *
 e os vossos terrores me aniquilaram; 

Como vagas me cercaram o dia inteiro *
 e todos juntos caíram sobre mim.
Afastastes meus amigos e companheiros, *
 só as trevas me fazem companhia.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, *
como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant.
Dia e noite clamo na vossa presença, Senhor.



Leitura da Palavra de Deus
 Jeremias 14, 9

Estais no meio de nós, Senhor, e sobre nós foi invocado o vosso nome. Não nos
abandoneis, Senhor nosso Deus.

Responsório breve fora do Tempo Pascal
Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
 
Senhor, Deus fiel, meu Salvador.
Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.


Cântico Evangélico

Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos e guardai-nos quando dormimos, para estarmos
vigilantes com Cristo e descansarmos em paz.

Lucas 2, 29-32
Cristo, luz das nações e glória de Israel

Agora, Senhor, segundo a vossa palavra, *  
deixareis ir em paz o vosso servo,
porque meus olhos viram a salvação, *
que oferecestes a todos os povos:
luz para se revelar às nações *
e glória de Israel, vosso povo.


Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos e guardai-nos quando dormimos, para estarmos
vigilantes com Cristo e descansarmos em paz.

Oração Final
Concedei-nos, Deus todo-poderoso, que, permanecendo no descanso da noite unidos a 
Cristo Jesus, que na morte repousou dos trabalhos da sua paixão, possamos, ao surgir o
novo dia, ressuscitar com Ele para uma vida nova. Ele que é Deus convosco na
unidade do Espírito Santo.
Ámen.

O Senhor omnipotente nos dê uma noite tranquila e no fim da vida uma santa morte.
Ámen.

Termina-se com uma antífona à Virgem Maria:

Santa Mãe do Redentor,
 Porta do Céu, Estrela do mar,
socorrei o povo cristão
 que procura levantar-se do abismo da culpa.
Vós que, acolhendo a saudação do Anjo,
 gerastes, com admiração da natureza,
 o vosso santo Criador,
ó sempre Virgem Maria,
 tende misericórdia dos pecadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário