sábado, 17 de setembro de 2011

PRESENÇA DA IGREJA NA UNIVERSIDADE E NA CULTURA UNIVERSITÁRIA


Agora que andamos todos ansiosos com a entrada na unviersidade, espero que leiam este artigo e que vos abra horizontes no que se refere à vossa presença na universidade. Deixo um excerto, mas podem ler o artigo todo.





CONGREGAÇÃO DA EDUCAÇÃO CATÓLICA, PONTÍFICIO CONSELHO DOS LEIGOS
PONTÍFICIO CONSELHO DA CULTURA

PRESENÇA DA IGREJA
NA UNIVERSIDADE
E NA CULTURA UNIVERSITÁRIA 

(...) a presença da Igreja na Universidade não é de modo nenhum uma tarefa que permanecerá dalgum modo exterior à missão de anunciar a fé. « A síntese entre cultura e fé não é somente uma exigência da cultura mas também da fé... Uma fé que não se torna cultura é uma fé que não é plenamente acolhida, inteiramente pensada e fielmente vivida ».4 A fé que a Igreja anuncia é uma « fides quaerens intellectum », que exige a penetração da inteligência e do coração do homem e ser pensada para ser vivida.A presença eclesial não se deverá limitar a uma intervenção cultural e científica. Ela deve proporcionar a possibilidade dum encontro com Cristo.

Concretamente, a presença e a missão da Igreja na cultura universitária revestem formas variadas e complementares. Em primeiro lugar, está o papel de sustentar os católicos comprometidos na vida da Universidade como professores, estudantes, investigadores ou colaboradores. A Igreja preocupa-se em pregar o Evangelho a todos os que, no seio da Universidade, ainda o não conhecem e estão dispostos a acolhê-lo livremente. A sua acção traduz-se também num diálogo e numa colaboração sinceras com todos os membros da comunidade universitária preocupados com a promoção cultural do homem e com o desenvolvimento cultural dos povos. (...)



http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/cultr/documents/rc_pc_cultr_doc_22051994_presence_po.html



Sem comentários:

Enviar um comentário